Conversa sobre microdosagem (de psicodélicos) e Psiconáutica

Pockets-Full-Of-Posies-DMT-ed287c9f-40e8-45df-801e-7a8d3153e845.png

Colab via clubhouse, com Pexis, Saulo e Eu, em 26 de outubro de 2022

OUÇA AQUI

Referências:

Ser arrancado das rotinas da percepção ordinária, contemplar por algumas horas eternas os mundos exterior e interior, não como aparecem para um animal obcecado pela sobrevivência ou para um ser humano obcecado por palavras e noções, mas tais como são apreendidos, direta e incondicionalmente, pela Mente Integrada, é uma experiência de valor inestimável para todos, e especialmente para o intelectual. Huxley, Aldous — As portas da percepção

Como mudar sua mente: O que a nova ciência das substâncias psicodélicas pode nos ensinar sobre consciência, morte, vícios, depressão e transcendência — Michael Pollan relata como as drogas psicodélicas podem transformar vidas.

Nos anos 1940, quando o LSD foi descoberto, pesquisadores, cientistas e médicos acreditavam que a sociedade se preparava para uma iminente revolução no campo da psicologia. A substância alucinógena teria o potencial de revelar os mistérios do inconsciente, bem como oferecer avanços no tratamento de doenças mentais. Poucas décadas depois, o LSD se popularizou como droga recreativa, mas a intensa repressão ao movimento de contracultura fez com que as pesquisas com a substância fossem suspensas.

Após se debruçar sobre a história social dos alimentos em suas obras anteriores, o jornalista Michael Pollan parte em busca de uma compreensão aprofundada da psique humana e de como as substâncias psicodélicas poderiam auxiliar tratamentos médicos. Como mudar sua mente conta a história do renascimento das pesquisas com esses compostos depois de anos de coibição e esquecimento. Pollan se dedicou a variadas experiências com alucinógenos e notou que eles também seriam capazes de melhorar a vida de pessoas saudáveis.

Em uma impressionante jornada de caráter tanto científico quanto pessoal, Pollan mergulha nos mais diversos estados da consciência e apresenta os progressos que essas substâncias trazem para os estudos mais recentes da neurociência, revelando que os benefícios terapêuticos das substâncias psicodélicas são indissociáveis das experiências de transcendência proporcionadas por elas.

Como Mudar Sua Mente (Título original: How to Change Your Mind) Minissérie de televisão — 2022. O autor Michael Pollan apresenta esta série documental que explora a história e o uso de psicodélicos como LSD, psilocibina, MDMA e mescalina. (disponível na netflix)

Fungos Fantásticos (Título original: Fantastic Fungi) — Fantásticos Fungos é uma viagem descritiva em lapso de tempo sobre o mundo mágico, misterioso e medicinal dos fungos e seu poder de curar, sustentar e contribuir para a regeneração da vida na Terra, que começou há 3,5 bilhões de anos. (disponível na netflix)

Psiconautas: Viagens com a ciência psicodélica brasileira — Em Psiconautas, fruto de uma extensa pesquisa, Marcelo Leite conta a história das principais drogas psicodélicas, desde sua descoberta no século 20 até o uso medicinal revolucionário que vem sendo feito de cada uma delas atualmente. Mesclando relatos da própria experiência com várias dessas substâncias ao perfil dos principais pesquisadores da área, muitos deles brasileiros, Leite oferece um panorama completo do chamado renascimento psicodélico, desfaz mitos e aponta para conquistas científicas há pouco tempo impensáveis, como tratamento para a dependência química, a depressão e a síndrome do estresse pós-traumático, entre outros benefícios ainda sendo pesquisados. O livro recebeu um prefácio de Sidarta Ribeiro que, junto a Luís Fernando Tófoli, Stevens “Bitty” Rehen e Dráulio de Araújo, compõe o grupo dos psiconautas brasileiros que guiaram Marcelo em suas explorações.

A trama da vida: como os fungos constroem o mundo — O biólogo e escritor inglês Merlin Sheldrake é apaixonado pelo mundo dos seres invisíveis desde criança. Com o tempo, os fungos dominaram sua curiosidade, e ele mergulhou de cabeça nesse universo singular: ainda na faculdade, fez bebidas alcoólicas a partir de receitas medievais e, depois, se arrastou pelo solo de florestas tropicais coletando espécimes, passou incontáveis horas no laboratório, provou a psilocibina dos cogumelos mágicos, visitou e entrevistou outros pesquisadores e aficionados. (recomendo em especial o capítulo 4, Mentes Miceliais)

Nove Desconhecidos (Título original: Nine Perfect Strangers) — Nove moradores estressados da cidade visitam um resort boutique de saúde e bem-estar que promete cura e transformação. A diretora do resort é uma mulher com a missão de revitalizar suas mentes e corpos cansados.

(TAB UOL) Repórter relata experiência com microdoses de psicodélicos durante um mês — "Na microdosagem é possível direcionar os efeitos para o que você quiser — estudar, ler, criar, ou então mergulhar em reflexões metafísicas, filosóficas, existenciais."

https://teonanacatl.org/ para quem se interessa por fungos para além daqueles meramente psicodélicos e também a thread que fiz falando da experiência com eles.

← Previous
Crie Um Blog Você Também
Next →
Thoughts? Leave a comment